O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho (psd), confessou, em entrevista exclusiva concedida à TV TODODIA que a construção de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia e o desenvolvimento do Departamento de Bem-Estar Animal no município foram duas de suas principais ações como chefe do Poder Executivo. Leitinho, reeleito em 2024, fez uma avaliação de seus 100 primeiros dias de governo, em uma série especial produzida e levada ao ar através da TV TODODIA.
Segundo Leitinho, a construção da UTI era extremamente necessária, já que os pacientes internados em estado grave no hospital municipal dependiam de transferência para outros hospitais da área, passando por avaliação da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), que muitas vezes demorava a conseguir um leito e, quando conseguia, encaminhava os pacientes para cidades mais distantes de Nova Odessa.
Além do que, a questão sentimental também motivou o prefeito a trabalhar através da construção da UTI.
“Há 10 anos, quando ainda nem pensava em ser prefeito, estava no hospital com a minha mãe, que já aguardava havia 23 dias por uma transferência via CROSS. Ali eu prometi a ela que um dia iria conseguir trazer uma UTI para Nova Odessa. Quando fui eleito em 2020, reuni minha equipe e, mesmo com uma grande dificuldade financeira, consegui cumprir minha promessa, contando com a contrapartida de uma empresa que estava instalando um empreendimento habitacional na cidade”, relatou.
A nova UTI foi batizada de “Dr. José Lourenço Jorge Alvarenga”, em homenagem a um dos mais conhecidos e atuantes médicos da Rede Municipal de Saúde. A empresa investiu aproxamadamente R$ 2,5 milhões na obra civil do edifício, que foi então equipado através da Prefeitura com cinco leitos, incluindo um de isolamento, todos completamente equipados com o que existe de mais moderno na área. A operacionalização da UTI Municipal ficou a cargo de uma empresa contratada através da gestão municipal.
O Departamento de Bem-Estar Animal também foi destacado como um feito importante por Leitinho. “Por ser médico veterinário, as pessoas sempre me procuravam, querendo uma atenção especial aos animais de estimação, que são parte das famílias. Isso justifica o esforço que fizemos para garantir esse espaço de dignidade aos bichinhos tão queridos por todos”, afirmou. No local, são atendidos pets de famílias de baixa renda de Nova Odessa, cadastradas no CadÚnico e beneficiárias do Programa Bolsa Família, além de cães e gatos comunitários, animais abrigados através da AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa) e aqueles sob responsabilidade de cuidadores voluntários.
Na política, existe uma máxima para novas gestões ou para aquelas que foram reeleitas: 100 dias para começar a executar o que foi prometido durante a campanha. Pensando nisso, a TV Tododia realizou o especial 100 Dias de Governos para que você entenda quais são as prioridades da sua cidade para os próximos anos. Os prefeitos de Americana (Chico Sardelli), Campinas (Dário Saadi), Sumaré (Henrique do Paraíso), Hortolândia (Zezé Gomes), Nova Odessa (Leitinho) e Santa Bárbara d’Oeste (Rafael Piovezan) participaram do projeto.
Eles falaram sobre vários temas, como saneamento básico, educação, saúde, segurança pública, entre outros. O especial fica no ar no YouTube, com as entrevistas separadas por cidade, no canal TV Tododia Oficial.
“Prometi à minha mãe que faria uma UTI em Nova Odessa e cumpri!”, diz prefeito Leitinho
Fonte: TodoDia

