A Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv) de Americana informou, na tarde desta terça-feira (15) que a tarifa do transporte público urbano passará de R$ 4,70 para R$ 5,20. O novo preço começa a valer a começar da próxima terça-feira, dia 22. O valor estava congelado desde dezembro de 2019.
A atualização foi oficializada na edição extraordinária do Diário Oficial do Município, publicada ontem (15). O aumento é de, aproximadamente, 10,6%.
A medida foi aprovada depois de reunião da Comissão Tarifária e acompanha a ampliação do teto do subsídio mensal repassado à empresa Sancetur, concessionária responsável através da operação do sistema.
Com o reajuste, o subsídio passará de R$ 1,2 milhão para R$ 1,9 milhão. O valor é para cobrir os custos das gratuidades e descontos concedidos aos usuários, além de complementar a diferença entre a tarifa paga pelos passageiros, R$ 5,20, e a tarifa técnica de remuneração, de R$ 12, que reflete o custo real da operação.
Conforme a Utransv, mesmo com o reajuste, o novo valor da tarifa fica abaixo da inflação acumulada no momento. Segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , a inflação desde dezembro de 2019 foi de 37,75%.
A decisão através do aumento foi respaldada por um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que apontou a necessidade de reequilíbrio contratual com a operadora. O estudo levou em conta fatores como o reajuste salarial dos empregados, o aumento no preço dos combustíveis e a modernização da frota.
Nos últimos anos, a frota foi renovada com 48 novos ônibus entregues em 2022 e 2024, todos equipados com ar-condicionado, entradas USB para carregamento de celulares, acessibilidade, câmeras de monitoramento, poltronas confortáveis, GPS e Wi-Fi, elevando o padrão de qualidade do transporte público no município.
“O transporte coletivo é fundamental para a mobilidade de milhares de cidadãos em Americana. Estamos nos esforçando para oferecer um serviço de qualidade com o menor impacto possível no bolso da população. Seguimos comprometidos em oferecer um transporte mais moderno, eficiente e acessível”, afirmou o secretário-adjunto de Trânsito, Marcelo Giongo.
Atualmente, mais de 150 mil pessoas utilizam o transporte público gratuitamente todos os meses, totalizando mais de R$ 705 mil em tarifas subsidiadas através da prefeitura. Além de tudo, em torno de 45 mil usuários recebem descontos, como estudantes (50%), aposentados (50%) e operários (25%).
Passagem de ônibus fica mais cara a começar de terça-feira (22) em Americana; valor ultrapassa R$ 5
Fonte: TodoDia

