Apesar da Campanha Nacional de Vacinação em escolas públicas ter sido lançada de forma oficial na próxima segunda (14), municípios da área contudo estão em fase de planejamento e planejamento das ações de imunização nas instituições de ensino. Americana, Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste ainda promoverão reuniões para decidir quando será o começo da campanha, prevista para terminar em 25 de abril. Nova Odessa já discute o começo, mas também não estabeleceu uma data para começar a imunização
A vacinação em escolas faz parte do Programa Saúde na Escola, uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação para ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes. Conforme o governo federal, ao todo, 5.544 municípios do país estariam participando da campanha, envolvendo um universo de 27,8 milhões de alunos de 109,8 mil escolas – 80% das instituições da rede pública de ensino do país, o que tornaria a campanha a com maior adesão da história do programa, criado existe oito anos.
O objetivo é vacinar, até o próximo dia 25, através do menos 90% dos estudantes menores de 15 anos. Serão aplicadas doses contra a febre amarela, além da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), da DTP (tríplice bacteriana), da meningocócica ACWY e da vacina contra o HPV.
Em Americana, a programação, em colaboração com a rede de ensino, “ainda está sendo definida”, informou a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio de nota. De acordo com a pasta, o começo da campanha no município será divulgado pelos canais institucionais da prefeitura, “assim que for finalizada.” Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Americana tem 38.723 pessoas dentro da faixa etária apta a receber os imunizantes as vacinas.
O mesmo realiza-se em Santa Bárbara d’Oeste, que também não estabeleceu uma data para o começo da campanha, em andamento desde segunda em território nacional. A Secretaria de Saúde da cidade informou, por intermédio de nota, que “está elaborando um cronograma com as escolas participantes.” Santa Bárbara tem 30.933 dentro da faixa etária apta a receber as vacinas.
“Assim que o planejamento estiver pronto, a Prefeitura disponibilizará um profissional para falar sobre a iniciativa”, continua a nota.
Já Hortolândia deve definir os detalhes da campanha em reunião marcada para esta quarta-feira (16). A Secretaria de Saúde informará em seguida em quais escolas a vacinação será realizada. O município tem 46.107 pessoas dentro da faixa etária apta a receber as vacinas.
A Secretaria de Saúde de Nova Odessa informou que a campanha ocorrerá no espaço de abril, durante o horário de aula, mas também não informou a contar de quando a ação ocorrerá. A Vigilância Epidemiológica explicou que cada Unidade Básica de Saúde (UBS) agendará as datas com as escolas da respectiva área de cobertura. Nova Odessa tem 110.22 pessoas dentro da faixa etária apta a receber as vacinas.
A equipe de reportagem da TV TODODIA também entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Sumaré, mas não conseguiu resposta até o fechamento desta matéria. O município fica entre os municípios da área com o maior número de pessoas dentro da faixa etária apta a se vacinar, ao todo são 54.771 pessoas.
“Manter altas coberturas vacinais é uma prioridade. Por isso, contamos com o apoio das famílias e das escolas para que todas as crianças e adolescentes estejam protegidos contra doenças já controladas, como o sarampo e a poliomielite”, destaca a coordenadora em Saúde Regiane de Paula, da coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde.
Para que a vacinação seja realizada no ambiente escolar, é importante que pais e responsáveis assinem o Termo de Assentimento. No dia da ação, os estudantes precisam apresentar documento de reconhecimento e caderneta de vacinação.
Apesar de campanha nacional, vacinação nas escolas continua indefinida nos municípios da área
Fonte: TodoDia

