Feito na última quarta-feira (14), na sede do Corpo de Bombeiros em Americana, o treinamento do programa SP Sem Fogo, voltado à preparação de profissionais para o enfrentamento a incêndios durante o momento de estiagem, contou com a participação de 59 integrantes da Defesa Civil de vários municípios da área. A ação tem como objetivo a capacitação de brigadas de incêndio florestal, com foco na prevenção e no enfrentamento às queimadas.
A oficina preparatória ocorreu antes do momento mais crítico e é promovida em todo o estado de São Paulo. O treinamento busca prevenir desastres e amplificar a atuação dos agentes públicos que estão na linha de frente da proteção à população e ao meio ambiente.
Participaram representantes das Defesas Civis das cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Monte Mor. O comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros, Hudson Humphreys, destacou que “A ideia é capacitar os brigadistas e criar um grupo com plano de chamada, para que, em casos de ocorrências relevantes, possamos acionar essas pessoas rapidamente.”
Os brigadistas de incêndio são voluntários ou empregados capacitados para atuar na prevenção e no enfrentamento a princípios de incêndio, além de orientar os cidadãos durante emergências. Eles não necessariamente fazem parte do Corpo de Bombeiros, podendo ser agentes públicos, como os da Defesa Civil, ou civis treinados depois de processo seletivo.
A capacitação aborda vários temas, como monitoramento de riscos, uso de sistemas de alerta, atualização dos planos de contingência, estratégias de enfrentamento a incêndios, acionamento de aeronaves e a necessidade da comunicação com os cidadãos para impedir práticas que possam causar queimadas.
Diretor da Defesa Civil de Sumaré, Kleber Martins celebrou o retorno da cidade ao programa.
“É uma ação muito importante. Sumaré não participava mais desses treinamentos e agora volta a integrar esse planejamento para fortalecer a defesa do município.”
Já o coordenador da Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste, Paulo Barros, ressaltou a preparação do time para confrontar os desafios da estiagem “Estamos atendendo às exigências da legislação e dos decretos, e também compartilhando nosso conhecimento com outras secretarias municipais.”
De Nova Odessa, quem participou da formação foi o coordenador Vanderlei Vanag, coordenador da Defesa Civil de Nova Odessa, completou “O treinamento simboliza a união entre as Defesas Civis. Em caso de emergência, podemos acionar rapidamente as unidades de apoio.”
Além das ações institucionais, os cidadãos também deve adotar medidas preventivas, como não soltar balões, prática considerada crime através da legislação brasileira; Construção de aceiros em regiões rurais ou no entorno de residências para conter o avanço do fogo.
Além da limpeza de folhas secas de telhados e calhas, e roçada de terrenos; impedir o uso de fogo para limpeza de terrenos ou eliminação de lixo; não jogar bitucas de cigarro às margens de pistas; e impedir fogueiras em regiões de risco.
Práticas suspeitas ou criminosas poderão ser denunciadas anonimamente através do Disque Denúncia 181 ou diretamente à Polícia Militar, através do 190.
Com a estiagem se aproximando, Defesa Civil reforça treinamento de ações contra queimadas
Fonte: TodoDia

