Em 2024, mais de 370 mil estudantes matriculados em escolas da rede estadual e de 642 municípios parceiros do programa Alfabetiza Juntos, lançado através da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo no mês de março do ano passado, foram avaliados com relação ao desempenho na leitura e compreensão de textos escritos, com objetivo de reconhecer possíveis lacunas no processo de alfabetização. Foram observados o entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados à etapa escolar, a contar da habilidade, fluidez e ritmo de leitura.
Na edição de março, a primeira de 2024, eram considerados leitores iniciantes e fluentes 48% dos alunos avaliados (181.586). Na segunda etapa, o percentual nesses dois níveis subiu e agora corresponde a 77% (286.676) entre todos os estudantes que participaram da prova. São consideradas leitoras fluentes aqueles que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.
Márcia Bernardes, coordenadora estadual do Programa Alfabetiza Juntos, destaca a necessidade das ações conjuntas entre o Estado e os municipios. “O avanço dos nossos estudantes é resultado direto do esforço de todas as escolas paulistas nesta etapa fundamental do aprendizado de crianças e jovens. A participação de mais de quase 100% dos municípios mostra que as parcerias e a colaboração entre prefeituras e governo do estadual podem reverter problemas que há muito tempo existem na rede pública de ensino e agora serão superados”, enfatizou.
Leitores em Americana
Na área, a rede municipal de Americana tem 81% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental considerados “leitor iniciante” e “leitor fluente”, conforme com os índices mensurados através da Avaliação de Fluência Leitora em 2024. Em um ano, houve crescimento de 7% no total de estudantes com bons índices, que era de 74% no final de 2023.
Foram avaliados 797 dos 815 estudantes da faixa etária matriculados nas escolas da rede municipal de Educação. Os testes, aplicados entre 18 de novembro a 6 de dezembro do ano passado, examinaram o desempenho individual na leitura e compreensão de textos escritos com o objetivo de reconhecer possíveis lacunas no processo de alfabetização.
“Estou muito feliz com os resultados positivos obtidos por nossos alunos, especialmente com a evolução neste último ano. Este crescimento demonstra o bom aproveitamento de nossas crianças e a dedicação do quadro de educadores da rede”, declarou o prefeito Chico Sardelli.
Para a avaliação, feita com todos os estudantes das salas de 2º ano do Ensino Fundamental, a Educação concede acesso dos professores ao App exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação). O app grava a leitura dos alunos e agiliza o acesso aos resultados.
Aumenta número de estudantes do 2º ano que conseguem ler de maneira adequada
Fonte: TodoDia

