A Vigilância Epidemiológica de Americana confirmou, quarta-feira agora (5), mais dois óbitos causados através da dengue neste ano no município.
Ambas novas vítimas são:
Uma mulher de 72 anos, moradora do bairro Jardim da Paz. Ela estava internada em hospital público e faleceu no dia 7 de fevereiro.
Uma mulher de 43 anos, moradora do bairro Cidade Jardim 2. Ela estava internada em hospital privado e faleceu no dia 16 de fevereiro.
Ambos os casos foram encerrados através da Vigilância Epidemiológica com o auxílio de exames e critério clínico.
Os outros óbitos registrados em 2025 são de um homem de 41 anos (Santa Cruz), um homem de 25 anos (Jardim Boer), uma mulher de 61 anos (Jardim São Paulo) e uma mulher de 96 anos (Parque da Liberdade).
Americana totaliza 1.841 casos positivos da doença neste ano confirmados até esta quarta-feira.
Ações
A Prefeitura Municipal de Americana impulsionou ações de conscientização e enfrentamento aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, incluindo mutirões de limpeza, distribuição de materiais informativos e mobilização de vários setores da sociedade. A colaboração dos cidadãos é essencial, eliminando locais que possam acumular água parada e permitindo a entrada de agentes de saúde para inspeções e orientações.
As ações também foram fortalecidas com o uso de drone para auxiliar na inspeção de imóveis fechados e a realização de nebulização. Diversas atividades educativas também estão sendo realizadas, em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino.
Americana também tem um grupo condutor para o enfrentamento às arboviroses, composto por equipe multiprofissional, de vários setores da Saúde, o qual elaborou um Plano de Contingência e Fluxograma para padronizar, controlar e fazer a vigilância dos atendimentos. O trabalho é feito baseado nas diretrizes do Ministério da Saúde, com o auxílio do Plano Nacional de Controle da Dengue.
Um sistema online de monitoramento interno foi desenvolvido através da Secretaria de Saúde, com recursos de Inteligência Artificial (IA). O sistema é uma ferramenta para auxiliar os profissionais de saúde com o fluxo de informação geral da dengue em toda a rede municipal.
O município também chamou, com o auxílio de concurso público, 34 agentes de promoção da saúde, que vão se apresentar na sexta-feira (7). Eles vão atuar, prioritariamente, junto à rede básica de saúde, no monitoramento de casos sintomáticos, conforme critérios do Plano de Contingência local.
Todas as Unidades Básicas de Saúde da rede contam com testes rápidos para dengue, sendo esses usados conforme com os critérios definidos no Plano de Contingência.
A “Todos Contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!” contra a dengue em Americana tem o suporte e a parceria de outros setores, como as secretarias de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Direitos Humanos, Planejamento, Comunicação e Tecnologia da Informação, Obras e Serviços Urbanos, ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), Diretoria Regional de Ensino, Defesa Civil, DAE (Departamento de Água e Esgoto) CPFL Paulista, entre outros.
Americana confirma mais dois óbitos por dengue
Com infomações de Jornal Americanense

