A Vigilância Epidemiológica de Americana confirmou, na próxima sexta (14), o sétimo óbito causado através da dengue no município em 2025.
A vítima é uma mulher de 67 anos, moradora do bairro Cordenonsi. Ela estava internada em hospital público e faleceu no dia 25 de fevereiro.
Os outros óbitos registrados são de um homem de 41 anos (Santa Cruz), um homem de 25 anos (Jardim Boer), uma mulher de 61 anos (Jardim São Paulo), uma mulher de 96 anos (Parque da Liberdade), uma mulher de 72 anos (Jardim da Paz) e uma mulher de 43 anos (Cidade Jardim).
Americana totaliza 2.633 casos positivos da doença confirmados neste ano até esta sexta-feira.
COMBATE À DOENÇA
Americana desenvolve diversas ações de enfrentamento à dengue por intermédio da campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”, que procura mobilizar toda o povo para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Dentre essas ações, estão mutirões de limpeza e remoção de possíveis criadouros, distribuição de materiais informativos, uso de drone para reconhecer focos do mosquito em imóveis fechados, visitas domiciliares realizadas pelos agentes e nebulização com inseticida, tanto de casa em casa (com bomba costal) como veicular.
Um novo material, incluindo cartilha e check-list, foi elaborado através da Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação e distribuído à Secretaria de Educação e à Diretoria Regional de Ensino. O conteúdo tem sido usado em atividades com professores e alunos.
O município produziu este ano aproxamadamente 200 mil folders, que estão sendo distribuídos à população pelos agentes de controle durante as visitas de casa em casa, assim como nas ações educativas.
Americana também tem um grupo condutor para o enfrentamento às arboviroses, composto por equipe multiprofissional, de vários setores da Saúde, o qual elaborou um Plano de Contingência e Fluxograma para padronizar, controlar e fazer a vigilância dos atendimentos.
O município fez um sistema online de monitoramento baseado em Inteligência Artificial (IA), que auxilia os profissionais de saúde no acompanhamento dos casos ao vivo.
Para reforçar as ações de monitoramento dos casos, foram convocados, por intermédio de concurso público, 34 agentes de promoção da saúde – 24 aceitaram a vaga e estão em processo de contratação. Eles atuarão no monitoramento de pacientes sintomáticos e na prevenção da dengue nas unidades de saúde, conforme critérios do Plano de Contingência local.
Todas as Unidades Básicas de Saúde da rede contam com testes rápidos para dengue, usados conforme com os critérios determinados no Plano de Contingência.
A vacina contra a dengue também continua disponível para crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, também em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h – na Praia Azul e São Vito, o atendimento ocorre das 8h às 20h.
Americana confirma sétimo óbito por dengue
Fonte: TodoDia

