Motociclistas que atuam como entregadores em Americana realizaram, na tarde desta quarta-feira (19), um ‘adesivaço’ contra a instalação de pedágios na Pista Luiz de Queiroz (SP-304). A manifestação foi feita em um posto de combustíveis na Avenida Brasil e agrupou vários entregadores no decorrer da tarde.
Os entregadores argumentam que a implementação dos pedágios interfere diretamente no trabalho que desempenham, uma vez que, em muitos casos, eles precisam transitar através da pista mais de uma vez no decorrer do dia. Conforme exibiu a TV TODODIA na última semana, o custo mensal de ida e volta para uma pessoa que usa a pista todos os dias seria de por volta de R$360. Além do que, a categoria planeja fazer uma nova manifestação entre os dias 31 de março e 1º de abril, para exigir melhores condições de trabalho.
“Mesmo os comércios estando em Americana, muitas cidades vizinhas, como Nova Odessa e Sumaré, pedem delivery daqui, solicitam situações daqui, seja documentos ou malotes. Então, é necessário compreender melhor a dinâmica da SP-304. Atualmente, estamos elaborando uma associação para tratar esse assunto com mais seriedade, tanto com o município quanto com o governo do Estado. A associação será criada para que possamos lutar ainda mais por essas questões”, comenta Binho, um dos organizadores do adesivaço.
A proposta de instalar três pórticos de pedágio nos municípios de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba, proposta através do governo de São Paulo, tem gerado forte resistência do povo, em particular entre os motoboys, que dependem da SP-304 para fazer suas entregas. A reivindicação ganhou força nas últimas semanas, com o suporte de um abaixo-assinado que já ultrapassa 17 mil adesões e fica disponível na internet com o auxílio deste link.
REPERCUSSÃO
Na última terça-feira (17), as câmaras municipais de Americana e Santa Bárbara d’Oeste aprovaram a criação de uma frente parlamentar com o objetivo de barrar a implantação dos pedágios. A mobilização tem ganhado adesões tanto de trabalhadores quanto de moradores que julgam a medida injusta, em particular em um momento de dificuldades econômicas.
RELEMBRE O CASO
Conforme noticiado com exclusividade através da TVTODODIA, os quilômetros 122, 144 e 154 da Pista Luiz de Queiroz (SP-304) estão englobados no pacote e precisam receber pedágios em 2026. Os trechos ficam nos municípios de Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste e Americana. A informação foi confirmada, à reportagem, através da Secretaria de Parcerias em Investimentos da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).
Motociclistas promovem ‘adesivaço’ contra pedágios na SP-304 e prometem criação de associação para classe
Fonte: TodoDia
