O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, faz um plantão especial na próximo sábado, das 7h às 11h30, possibilitando a oportunidade para que o povo contribua com doações de sangue no final de semana. A ação pretende solidificar os estoques antes dos próximos feriados, neste mês (Sexta-Feira Santa, dia 18, e Tiradentes, 21) e no mês de maio (Dia do Trabalhador, 1º).
“A doação de sangue é um gesto de solidariedade salva vidas. Com a realização deste plantão, queremos facilitar o acesso dos doadores e garantir que tenhamos sangue suficiente para atender às demandas”, falou o diretor técnico do HM, Dr. José Carletti Júnior.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos (com autorização para menores de 18), que pesem mais de 50 kg e estejam em ótimas condições de saúde. É necessário apresentar documento oficial com foto e estar alimentado – impedindo unicamente alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação.
Regularmente, o Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, com entrada através do estacionamento da Rua Cuiabá, no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima. Não é necessário fazer agendamento.
Critérios para doação:
– Não esteja em jejum
– Estar bem de saúde
– Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação
– Não fume duas horas antes
– Ter idade entre 16 e 69 anos (16 e 17 anos deve apresentar-se auxiliado do responsável legal)
– Entre 50 e 69 anos, desde que já seja doador
– Permanecer de suspensão no mínimo seis horas na noite anterior da doação
Com informações de Portal de Americana

