O transporte coletivo de Santa Bárbara d’Oeste fica paralisado nesta sexta (11).
À TV TODODIA, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Americana e Área, Claudemir Alves, relatou que a empresa Nova Via enviou uma notificação que não teria condições de fazer o pagamento dos empregados na quarta-feira (2).
Os profissionais deveriam ter recebido o pagamento na segunda-feira (7), quinto dia útil do mês.
Além de tudo, a empresa argumenta que a grave situação financeira pode resultar em demissões em massa de seus colaboradores, evidenciando que esse cenário é consequência do desequilíbrio econômico do contrato firmado com o município, e que a falta de reajuste tarifário desde 2021 seria um dos motivos de tal desequilíbrio.
A Nova Via informou ao sindicato que foram orientados incontáveis ofícios à gestão municipal, mas que não recebeu o devido retorno.
Diante da notificação da empresa, o sindicato protocolou um documento na Câmara Municipal e na Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste pedindo esclarecimentos e uma reunião com o prefeito Rafael Piovezan (PL) e com o presidente da Câmara, o vereador Kifú (PL).
A reunião ocorreu com um grupo de vereadores na segunda (7), mas as providências ainda não foram tomadas, conforme com o sindicato.
A reportagem busca contato com a Nova Via e atualizará esta matéria quando tiver resposta.
A prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste emitiu uma nota. Veja na íntegra:
“Sobre a paralisação do Transporte Público Municipal ocorrida sexta-feira agora (11), a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informa que fica em dia com todos os repasses e obrigações contratuais junto à empresa. A paralisação ocorre por questões internas entre a empresa e seus empregados, com motivação relacionada a pagamentos salariais.
Vale destacar que a Prefeitura não foi comunicada previamente da paralisação e nem deixou de cumprir qualquer responsabilidade que justificasse essa medida que prejudica diretamente o povo que depende do transporte coletivo.
A Prefeitura Municipal, inclusive, fica verificando se a legislação vigente que trata o transporte coletivo como serviço essencial, com obrigatoriedade de 30% da frota em operação, fica sendo cumprida sexta-feira agora.
Desde o começo do ano, a Gestão Municipal preserva diálogo com a empresa concessionária e representantes do setor. Todas as reuniões e tratativas ocorrem de forma transparente, com a apresentação de estudos técnicos e propostas sobre o valor tarifário vigente. Vale destacar ainda que recentemente a Prefeitura foi surpreendida com proposta da empresa concessionária para o reajuste tarifário superior a R$ 10 – valor considerado incompatível com a realidade econômica dos cidadãos e com os estudos técnicos contratados através do Município.”
Vídeo: motoristas do transporte coletivo de Santa Bárbara paralisam atividades; veja o que diz a prefeitura
Fonte: TodoDia
