O Circuito – Nova Música, Novos Caminhos cresceu. Em sua segunda edição, que ocorrerá de 17 a 21 de abril, ele ganha mais uma cidade em sua rota através do interior do estado. No mês atual, ele inicia em Sorocaba (Asteroid – 17/4), continua por Campinas (com entrada gratuita no Coletivo Mangueira – 18/4), Americana (também gratuita no Espaço GNU – 19/4), desembarca através da primeira vez em Piracicaba (Benjamin Rock Bar – 20/4) e termina em São Paulo (Bar Alto – 21/4).
No line, três grandes recortes do que existe de melhor sendo feito atualmente na música brasileira. Da Bahia vem todo o frescor, com um toque de vanguarda paulista, pitadas de pop, reggae e MPB da cantora e compositora Jadsa. Com seu disco de estreia, Olho de Vidro, ela foi indicada como artista revelação e melhor disco do ano através do Prêmio Multishow. No apresentação do Circuito ela apresenta uma proposta mais intimista com o público, empunhando sua guitarra com um repertório que traz as canções de seu disco de estreia, além de novidades de seu próximo trabalho, Big Buraco, previsto para maio.
Mais atual do que nunca, ele marcou a história da música nacional no final dos anos 80 com a sua personagem mais provocante. “Kátia Flávia, a Godiva do Irajá” foi gravada através do carioca Fausto Fawcett em seu disco Fausto Fawcett e os Robôs Efêmeros e ganhou uma versão marcante dez anos depois com Fernanda Abreu. Ele traz para o Circuito o seu novo projeto, Animákina, com músicas que funcionam como crônicas dantescas integralmente dançantes sobre a comédia humana espalhada por aí.
Do Espírito Santo vem a explosão dançante que mistura a surf music com punk e indie rock do grupo Maré Tardia. Marcados na cena por uma performance visceral e contagiante, eles apresentam um repertório que aquece a inauguração do seu segundo disco Sem Diversão Pra Mim, previsto para abril. O grupo traz uma sonoridade que junta guitarras embriagadas em delay e reverb, com um baixo cortante e bateria frenética por trás de um vocal melódico.
O Circuito – Nova Música, Novos Caminhos também abre espaço para os talentos de destaques abrirem os apresentações por cada cidade em que passa. Em Sorocaba, a abertura fica por causa de Chá das 5, em Campinas de Mona G, Americana de Império Contra Ataca!, Piracicaba de Natalia Cabral e São Paulo de Ottopapi. Bandas e cantores interessados em fazer parte do Circuito podem se cadastrar no www.circuitonovamusica.com.br que servirá de base para a curadoria nas montagens dos line-ups.
“A gente já sabia que, depois da primeira edição, nós seríamos empurrados a crescer. E estamos crescendo, mas devagar, para capricharmos cada vez mais nessa essência que é a nova música. E dá muito orgulho ver que, sobre nova música, conseguimos ter com a gente um cara veterano e lendário como o Fausto Fawcett, que se renova a cada ano e é farol hoje de uma das mais entusiasmantes cenas independentes do Rio de Janeiro. Sobre a espetacular Jadsa não tem nem o que falar. Só dar vazão. Agora, me cobre depois, mas o Maré Tardia e todo o seu ‘teen spirit’ é uma banda que veio pra ficar”, pontua Lúcio Ribeiro, curador do projeto.
Os ingressos já estão à venda online. Em Campinas e Americana a entrada é gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos.
O projeto Circuito – Nova Música, Novos Caminhos é uma iniciativa independente e é produzido por Gustavo Sartori Barba e José Guilherme Padovani, da produtora Vegas Cultural, com a curadoria estratégica e de bandas do jornalista Lúcio Ribeiro, da Popload.
O Circuito surgiu com início da reconhecimento dos desafios confrontados pelos profissionais da nova cena musical brasileira, e é inspirado em conceitos de turnês que já acontecem no exterior, mas que ainda enfrentam muitos impedimentos para a realização no Brasil, desde geográficos, financeiros, sociais, entre tantos outros.
Circuito #00: relembrando a primeira edição
Supervão, Batata Boy (feat. Luiza de Alexandre) e MADRE foram as atrações que deram o tom à primeira edição do Circuito – Nova Música, Novos Caminhos. De 23 a 26 de janeiro, os artistas percorreram aproxamadamente 385 km pelas estradas paulistas. A tour iniciou em São Paulo, no Bar Alto, seguiu para Sorocaba, ocupando o palco do Asteroid Bar, passou por Americana, no Espaço GNU, e encerrou em Campinas, no icônico Bar do Zé. A cada parada, uma atração local se juntou ao grupo: Natália Lebeis, Ana Paia, Odara e Viúva Fantasma, consecutivamente.
Além da programação musical, os artistas tiveram a oportunidade de viver a verdadeira experiência on the road, e tudo foi registrado e compartilhado, como pode ser conferido no Instagram do Circuito – Nova Música, Novos Caminhos. Os músicos puderam compartilhar experiências que vão além da música, desde festas na piscina até atoleiros no meio do canavial.
“No Circuito, tudo soma: os shows, as casas, a convivência das bandas, a interação entre elas e com a equipe de filmagem, os produtores, os jornalistas de música e, obviamente, com o público. E, claro, teve também a alma do negócio: o ‘on the road’, os deslocamentos, as vans, a circulação. Achamos que a cena precisa circular, penetrar, viajar. Organizadamente. E explorando tudo o que dá para explorar no caminho. As bandas Supervão, Batata Boy e MADRE entraram de um jeito e saíram completamente de outro depois do Circuito, foi o consenso depois que a ‘trip’ acabou. Bem, tem muito o que falar ainda dessa edição #00, que consideramos um ‘teste’, para nós mesmos também entendermos as potencialidades do Circuito. Mas já estamos mirando a próxima edição, que chamamos de #01”, completa Lúcio Ribeiro.
Serviço
Circuito – Nova Música, Novos Caminhos
Novo projeto de circulação de artistas e bandas da nova cena musical brasileira
Segunda edição: de 17 a 21 de abril
Cidades confirmadas:
17/4 – Sorocaba – Asteroid – R. Aparecida, 737, Vila Santana – @asteroid.bar
18/4 – Campinas – Coletivo Mangueira – R. Marquês de Abrantes, 1398 – Jardim Santa Genebra – @coletivomangueira
19/4 – Americana – Espaço GNU – R. Padre Avelino Canaza, 258, Vila Galo – @espacognu
20/4 – Piracicaba – Benjamin Rock Bar – R. Benjamin Constant, 2511 – Paulista – @benjaminrockbarpira
21/4 – São Paulo – Bar Alto – R. Aspicuelta, 194 – @baralto
Vendas https://linktr.ee/Circuitonovamusica01
Em Campinas e Americana a entrada é gratuita
Curadoria musical: Lúcio Ribeiro
Realização: Vegas Cultural
Inscrições abertas através do site www.circuitonovamusica.com.br
Redes sociais: instagram.com/circuitonovamusica
Circuito – Nova Música, Novos Caminhos cresce e leva turnê a Americana e área no mês de abril
Com infomações de Jornal Americanense

