A Prefeitura Municipal de Americana postou o Decreto nº 13.716, de 11 de abril de 2025, que reajusta a tarifa do transporte coletivo urbano no município. A começar de 22 de abril, o valor da passagem passará de R$ 4,70 para R$ 5,20. O último reajuste havia ocorrido no mês de dezembro de 2019.
O novo valor foi oficializado através do prefeito Chico Sardelli e consta em publicação assinada também através do secretário municipal de Negócios Jurídicos, Mauricio Marzocchi, e através do secretário adjunto de Gestão, José Eduardo da Cruz Rodrigues Flores.
O decreto também estabelece tarifas diferenciadas para determinados grupos. Alunos e professores pagarão R$ 2,60; empregados e trabalhadores que recebem até dois salários mínimos, R$ 3,90; e pessoas com renda inferior a três salários mínimos, que não exercem atividade remunerada, R$ 2,60.
Conforme o artigo 3º do decreto, os passes de qualquer categoria precisarão ser emitidos conforme regras já previstas no Decreto nº 6.823, de 17 de março de 2006. Já as empresas concessionárias do serviço ficam autorizadas a vender o vale-transporte às pessoas jurídicas empregadoras.
O documento avalia manifestações da Comissão Tarifária de Transporte Urbano (CCTU), a legislação municipal vigente e o caráter de continuidade do serviço público para justificar o reajuste.
Com informações de Portal de Americana

